Pesquisar neste blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Como parar de roer unhas

O hábito de roer unhas pode conter várias significações diferentes. Pode ser decorrente de um aprendizado infantil iniciado por volta dos três anos de idade, em situações de estresse ou de ansiedade. Há pessoas que quando se sentem inseguras ou com temor de algo também têm o hábito de roer unhas. A faixa de maior incidência costuma ser entre os dez e dezoito anos de idade. Portanto, roer as unhas pode ser uma manifestação de ansiedade. Mas há casos em que a onicofagia - nome científico para o hábito de roer unhas- é apenas um reflexo condicionado, como passar a mão no cabelo ou coçar alguma parte do corpo de tempos em tempos. Nem todo mundo que rói unha sofre de ansiedade, assim como nem todo ansioso rói unha.
O limite entre a normalidade e a patologia não é fácil de delimitar. 
O primeiro sintoma está nas próprias unhas. 

Para que a onicofagia seja considerada doença, a pessoa precisa necessariamente roer todas as unhas, sem diferenciação. Há pessoas que roem a unha até sangrar.

Controlar o nível de estresse e ansiedade, melhorar a confiança em si mesmo e a auto-estima, além de técnicas apropriadas de psicoterapia cognitivo-comportamental e relaxamento podem ajudar a redução ou eliminação desse hábito, que pode até ser repetitivo ou mesmo compulsivo. É bom detectar os possíveis gatilhos (desencadeadores). 
Casos de onicofagia associados à ansiedade são atenuados com técnicas de relaxamento, como os exercícios de respiração. 
Mas há pessoas que podem precisar tomar medicamentos ou associá-los a outras terapias, como a cognitiva. 
As pessoas ansiosas tendem a roer as unhas como uma forma de desviar pensamentos ‘anormais’ ou incômodos. A terapia cognitiva tem como objetivo ajudar a pessoa a identificar esses pensamentos disfuncionais e encontrar os mecanismos para destruí-los, dando lugar a raciocínios apoiados na realidade. Assim, o hábito de roer as unhas como resposta ao pensamento tende a desaparecer.

Mas se o problema for apenas de ordem comportamental, a solução é mais simples. 

Especialistas ensinam uma série de técnicas que podem inibir o hábito. 

Usar óleo de oliva ou óleo secante para esmaltes sobre as unhas é uma delas. O óleo amolece as unhas e acaba dificultando o impulso de roê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário